Cookies com gotas de chocolate (biscoitos americanos)

Deserto: Cookies com gotas de chocolate (biscoitos americanos) | Descubra receitas simples, saborosas e fáceis para a família | YUM

A primeira vez que tentei fazer esses biscoitos de chocolate, estava com pressa porque alguém me avisou que viria me visitar e eu não tinha nada doce em casa. Fiz a massa rapidamente, coloquei na forma, mas, claro, coloquei as bolinhas muito próximas umas das outras. No final, tirei do forno uma grande e crocante folha de... não sei o que, mas com certeza não eram cookies como nas fotos. Depois disso, repeti essa receita várias vezes, ajustei aqui e ali, e aprendi onde costumo errar. Cheguei a uma versão que gosto, que sai bem quase sempre e ninguém fica esperando quando algo está assando no forno.

Informações rápidas

Com as quantidades abaixo, saem cerca de duas grandes formas, ou seja, aproximadamente 35-40 biscoitos de tamanho normal (eu sei, parece muito, mas desaparecem rapidamente). Leva cerca de 1 hora, incluindo o tempo de esfriar. Não é difícil, mas se você tiver uma batedeira, tudo vai mais rápido. Nível de dificuldade: ao alcance de qualquer um que saiba bater alguns ovos, mas não espere que fiquem todas perfeitamente redondas — no sabor, são muito boas de qualquer forma.

Ingredientes e suas funções

Farinha – 450 gramas. Dá estrutura aos biscoitos, não tente colocar menos, senão eles ficarão muito macios e se espalharão demais.
Margarina para bolos – 250 gramas. Eu também uso manteiga quando tenho vontade, mas com margarina ficam mais macios e não secam tão rápido. Não use qualquer margarina, escolha uma boa, sem sabor estranho.
Açúcar – 300 gramas. Pode parecer muito, mas não ficam muito doces, especialmente se usar chocolate amargo. Se usar apenas chocolate ao leite, você pode reduzir um pouco.
Ovos – 2 unidades. Ligam a massa e ajudam a manter tudo junto, para não rachar.
Chocolate ao leite – 200 gramas. Você pode usar também chocolate amargo, mas com o leite fica um contraste legal com a massa. Eu corto o chocolate com a faca, não uso gotinhas compradas, porque quero sentir pedaços mais irregulares.
Fermento em pó – 1 pacotinho (10 gramas). Dá um pouco de leveza aos biscoitos, para não ficarem achatados como biscoitos comuns.
Essência de rum – 1 colher de chá. Eu nunca coloco mais, senão cobre o sabor do chocolate. Se você não gosta, pode pular.
Sal – uma pitada. Não pule, mesmo que pareça pouco, realça o sabor do chocolate e eles não ficam sem gosto.

Modo de preparo

1. Começo pelo chocolate, que é a parte mais trabalhosa: corto com a faca em cubinhos bem pequenos. Não precisam ser iguais, na verdade prefiro que sejam irregulares, para encontrar pedaços grandes e pequenos em cada biscoito. Já tentei com gotinhas compradas, mas não é a mesma coisa, sinceramente.

2. Em uma tigela grande (realmente grande, pois a massa cresce), coloco a margarina, que deve estar em temperatura ambiente — não derreta e não tire diretamente da geladeira, pois você vai se irritar ao misturar. Adiciono o açúcar e bato com a batedeira por cerca de 2-3 minutos, até ficar mais claro e com uma consistência cremosa.

3. Quebro os ovos diretamente sobre a margarina e o açúcar, adiciono o sal e a essência de rum, e bato mais um ou dois minutos, apenas para misturar, não para fazer espuma.

4. Misturo a farinha separadamente com o fermento, mexo bem com uma colher, e depois adiciono em 3-4 partes à mistura úmida. Não coloco toda a farinha de uma vez, porque às vezes (não sei por que), dependendo dos ovos ou da margarina, pode ser que precise de um pouco mais ou menos. A massa deve ser grossinha, mas macia, que não gruda nas mãos.

5. Uma vez que a farinha esteja incorporada, coloco os pedaços de chocolate e misturo algumas vezes com uma colher de pau. Não exagero na mistura, senão os biscoitos ficam duros após assar.

6. Preaqueço o forno a 180°C. Forro uma forma grande com papel manteiga. Com uma colher (ou, quando me sinto mais doméstica, com a colher de sorvete), pego uma porção e coloco na forma, deixando cerca de 5 cm de distância entre elas. Não as achato, deixo assim, como pequenas montes, pois elas se achatarão no forno.

7. Coloco a forma no forno por cerca de 20 minutos. Para mim, depois de uns 15 minutos, eu olho para elas. As bordas devem estar levemente douradas, o meio parece macio se você pressionar com o dedo, mas não deixe dourar muito, pois endurece bastante ao esfriar.

8. Depois de tirar do forno, deixo a forma por cerca de 5 minutos na bancada — não tento movê-las imediatamente, pois elas quebram enquanto estão quentes. Depois, tiro com cuidado com uma espátula e coloco em uma grade ou sobre papel para esfriar completamente. Enquanto estão quentes, ainda parecem macias, mas depois de esfriar, têm exatamente aquela textura crocante nas bordas e macia no meio, como deve ser.

Por que faço esses biscoitos com frequência

É o tipo de doce que não exige horas de trabalho, mas todo mundo acha que você passou horas com receitas sofisticadas. Faço quando vêm amigos, quando preciso de algo para beliscar com café, mas também quando bate a vontade de chocolate e quero algo rápido. Eles se conservam bem por alguns dias, às vezes até uma semana se ninguém atacar antes. Não requer ingredientes caros e nem técnicas de confeitaria. Além disso, você pode adaptá-los conforme a sua vontade ou o que tiver em casa — raramente você erra muito com essa receita.

Dicas, variações e ideias de servir

Dicas úteis

Não se apresse em tirar os biscoitos do forno quando parecerem muito macios — eles endurecem ao esfriar, saiba disso. Se você deixar por muito tempo, ficam como biscoitos comuns e todas as expectativas se vão. Não misture demais ao adicionar a farinha e o chocolate — acho que muitos se apressam aqui e se surpreendem por que ficam duros como pedra no dia seguinte. Se tiver crianças por perto, não coloque muita essência de rum, às vezes é muito forte para o gosto delas.

Sempre coloque papel manteiga, não confie em formas untadas, pois grudam, queimam no fundo e não vale a pena a raiva. Deixe espaço entre eles na forma, senão sai uma única peça e você tem que cortá-los como um bolo (embora eu reconheça que os meus também saíram assim, e mesmo assim estavam bons).

Substituições e adaptações

Você pode trocar a margarina por manteiga — eu fiz assim e ficaram mais aromáticos, mas não tão macios depois de dois dias. Se quiser algo mais saudável, use açúcar mascavo, mas saiba que isso mudará um pouco a cor e a textura, ficando um pouco mais densos.

Para a versão sem glúten, tentei com uma mistura de farinha sem glúten do comércio (digamos 70% da quantidade, o restante farinha de amêndoa) — fica bem razoável, embora não tão elástico por dentro.

Quem não quer usar ovos, pode colocar no lugar duas colheres grandes de purê de banana, mas o sabor será um pouco diferente, especialmente se usar chocolate amargo, que fica bem intenso.

Variações

Em vez de chocolate ao leite, também vão muito bem passas, cranberries secas ou avelãs picadas. Já tentei também com pedaços de caramelo (daquele mais duro) — o resultado é surpreendente, para quem tiver curiosidade.

Se você gosta do sabor de baunilha, pode trocar a essência de rum por extrato de baunilha. Ou combinar as duas, mas com cuidado, para não exagerar.

Na parte de cobertura, vi pessoas que polvilham um pouco de sal grosso por cima antes de assar — para contraste, eu não gosto, mas pode ser que a outros agrade.

Serviço

O mais simples é servir com um copo de leite gelado, mas também ficam perfeitos com café, de manhã ou à tarde. Se você quiser colocá-los na mesa quando tiver convidados, ficam bonitos em um prato grande, empilhados, talvez com algumas frutas ao lado — laranjas ou bananas em fatias. Eles também são bons como uma sobremesa rápida, com sorvete de baunilha e um pouco de molho de chocolate por cima. Já vi combinações com iogurte grego ou cream cheese, mas para mim já parecem muito pesados.

Perguntas frequentes

Meus biscoitos se espalharam demais ao assar. O que eu fiz de errado?
Geralmente é porque a margarina ou a manteiga estava muito mole, ou você colocou pouca farinha. Se você deixar a massa na geladeira por 30 minutos antes de colocar na forma, isso resolve grande parte do problema.

Se eu não tiver batedeira, posso fazer a massa à mão?
Sim, mas você precisará insistir bem no começo, esfregando a margarina com o açúcar até ficar cremosa. É um pouco mais trabalhoso, mas no final vai sair igual. Um batedor ou uma colher de pau funciona bem se você tiver paciência.

Posso reduzir as quantidades se não quiser fazer tantos?
Claro, já fiz muitas vezes com metade da quantidade e não faz diferença. No entanto, é uma pena, pois eles desaparecem rapidamente de qualquer forma.

Os biscoitos podem ser congelados?
Sim, tanto a massa crua quanto os biscoitos assados. A massa você enrola em bolinhas e coloca em uma forma no congelador, depois transfere para um saco — quando quiser fazer biscoitos, coloque diretamente na forma e asse com 2-3 minutos a mais. Os biscoitos assados duram cerca de um mês no congelador, mas não ficam com o mesmo sabor quando descongelados.

Se eu não quiser usar essência de rum, o que posso colocar no lugar?
Baunilha, laranja ou até um pouco de canela. Eu também coloquei raspas de limão, mas nesse caso eu escolheria um chocolate mais amargo, para combinar os sabores.

Posso usar chocolate branco ou com diversos recheios?
Você pode colocar chocolate branco, mas ele derrete de forma diferente e dá uma textura diferente. Recheios como caramelo ou creme não resistem bem ao assar, podem queimar ou escorregar, então não recomendo, a menos que você queira experimentar e não se importe com pequenas surpresas na forma.

Valores nutricionais (aproximados)

Em um biscoito de tamanho médio (da receita acima saem cerca de 35-40), você vai para cerca de 120-140 calorias por unidade, com 4-5 g de gordura (mais se usar manteiga), 18-20 g de carboidratos e 1,5-2 g de proteínas. Não são uma bomba calórica em comparação com doces com muito creme, mas também não são para dieta. O açúcar está bem presente, então não são para quem quer algo low-carb, embora se você reduzir o açúcar para 250 g e usar chocolate amargo com muito cacau, pode torná-los um pouco mais "amigáveis". O mais importante: não contêm conservantes ou aditivos, então pelo menos você sabe o que está comendo. Eu diria que são um equilíbrio — um pequeno prazer que você pode se permitir, especialmente se está com vontade de algo doce feito em casa.

Como conservar e reaquecer

Depois que esfriam completamente, coloco em uma caixa com tampa, em temperatura ambiente. Duram facilmente 3-4 dias sem perder a textura. Se você não os terminar até uma semana (raramente acontece, sinceramente), alguns podem ficar um pouco mais duros, mas não estragam.

Se você quiser servi-los quentes, coloque por 30 segundos no micro-ondas — não mais, pois ficam muito macios ou podem queimar. Ou coloque um minuto no forno convencional, a 150 graus, sobre papel manteiga. Alguns os guardam na geladeira, mas não recomendo, pois ficam duros e não têm o mesmo sabor. Para conservar a longo prazo, como mencionei acima, você pode congelá-los e aquecer conforme necessário, mas o melhor é fazê-los frescos, pois não duram muito. Se, no entanto, eles ficaram muito moles, o aquecimento no forno os "revigora".

Essa é a história desses biscoitos — não são nada exigentes, mas parece que nunca são suficientes.

 Ingredientes: 450 g de farinha, 250 g de margarina para bolos, 300 g de açúcar, 2 ovos, 200 g de chocolate ao leite, 1 colher de chá de fermento em pó, 1 colher de chá de essência de rum, 1 pitada de sal

 Tagsbiscoitos biscoitos

Cookies com gotas de chocolate (biscoitos americanos)
Deserto: Cookies com gotas de chocolate (biscoitos americanos) | Descubra receitas simples, saborosas e fáceis para a família | YUM
Deserto: Cookies com gotas de chocolate (biscoitos americanos) | Descubra receitas simples, saborosas e fáceis para a família | YUM